Ganhe dinheiro indicando compradores de suplementos no iHerb. Saiba como...

7 de jun. de 2009

Como proteger seu computador

Se você tem medo de vírus, tem medo que seu computador seja invadido, tem medo que haja uma pessoa nesse momento vendo tudo o que você digita e nem sabe como se proteger direito disso, esse artigo é para você.
Esse artigo é para quebrar um pouco o ritmo pesado e sujo do foco desse site, onde eu aproveito para compartilhar com vocês um pouco de minha experiência enquanto profissional na área de informática.


Proteção contra engenharia socialEsse provavelmente é o problema de segurança mais grave e perigoso de todos. Consiste no ato de enganar ou induzir a vítima, a partir de informações falsas, a fornecer informações sigilosas. Recebemos dezenas de e-mails com essas tentativas de golpe todos os dias, pedindo para fazer recadastramento no site do banco, no Orkut, no Mercado Livre etc. A maioria das fraudes é grotesca, mas é impressionante que muitas pessoas caem nessas armadilhas e acabam tendo problemas. As regras simples e eficazes para se proteger contra isso são:

1- Se você usa serviços onde é necessário entrar com seu login e senha, só acesse o site digitando o endereço dele diretamente no computador. É isso, mas eu vou reforçar: isso significa que você não deve clicar em links contidos em sites ou e-mails para fazer absolutamente nada em sites que exitem uso de senha ou que possuam dados sigilosos.

2- Só acesse sites onde o acesso é feito por login e senha a partir de sua casa. Não confie no computador nem da sua mãe. Ele pode estar infectado acidental ou propositalmente com programas que capturam telas e tudo o que você digita. Ou seja, acessar conta de banco, Orkut etc. a partir de uma Lan House, ou de um computador de um hotel, nem pensar.

Proteção contra programas espiõesEsse também é um problema muito comum e razoavelmente difícil de ser identificado. Os programas anti-virus normalmente não conseguem detectar programas espiões. Os programas espiões normalmente capturam telas e tudo o que a vítima digita no computador, enviando essas informações periodicamente para algum local na Internet. Mesmo usuários experientes podem ser vítimas desse crime.

As recomendações para se proteger contra isso são:

1- Jamais execute a partir de seu e-mail arquivos com extensões .exe, .pif, .bat, .com, .scr, nem arquivos do Word, Excel e Power Point que vierem com macros. Vale a pena decorar essas extensões de arquivos, pois muita gente clica num arquivo achando que vai ver a foto daquela gata pelada e dança;

2- Instale um programa de firewall decente. Recomendo o Zone Alarm ou o Sygate Personal Firewall. Esses programas podem ser baixados em qualquer site de downloads. O uso desses programas é relativamente simples. Tudo o que tentar acessar seu computador ou enviar informações a partir dele irá gerar um pedido de autorização. Após algum tempo de uso, o programa de Firewall estará adaptado ao seu computador e raramente irá perguntar alguma coisa, pois ele já saberá o que deve ou não sair. Na dúvida, não deixe entrar ou sair informações. Se você tiver feito besteira, pode acessar as configurações do Firewall e alterar a lista de permissão e bloqueio.

3- Instale um “anti-keylogger”. Keylogger é como são conhecidos os softwares espiões que capturam o que você digita no computador de forma oculta, ou telas do computador. Muito usado por bandidos sem vergonha e por esposas e maridos que acham que possuem um ornamento na cabeça, para saber o que o seu parceiro(a) anda fazendo no computador. Ambas as situações podem ser perigosíssimas, então, vale a pena ter um. Descobri um programinha excelente para essa função. Chama-se SnoopFree Privacy Shield. Também pode ser encontrado em qualquer site de download.

Proteção contra vírus Por fim, a mais básica, antiga e essencial proteção. O anti-vírus. Se você não usa um, merece que seu computador seja infectado e todo mal que possa existir, pois você está pedindo por isso.
Recomendo usar o Avast, que é bom, rápido e grátis para uso pessoal. Tem gente que diz que as próprias empresas que desenvolvem anti-vírus são responsáveis pela criação de boa parte dos vírus.

0 Comentário(s):

Postar um comentário

Visitantes Recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Comentários Recentes

Seguidores