Ganhe dinheiro indicando compradores de suplementos no iHerb. Saiba como...

7 de jun. de 2009

Deixar seu blog mais rápido

Otimize suas METATAGS:
Use somente metatags importantes para indexação de seu blog. As realmente necessárias são as Metatag Title (nome do site), Description (descrição do site, é o que vai aparecer nas buscas pelo endereço do seu blog) e Keywords (palavras-chaves).Outras metatags importantes são as de verificação do Google e do Yahoo!, e a metatag robots;


Dê fim aos espaços em branco no código seu template:
Pode parecer loucura, mas os espaços em branco do seu template consomem espaço no arquivo. Retirar os espaços em branco do código podem fazer seu blog/site abrir um pouco mais rápido.Se você ainda não é muito confortável com edição de códigos e tem medo de se perder, retire somente as linhas em branco. Deixe o código de seu template sem linhas em branco (sem “pular” linha).

Otimize o código CSS (style) do seu template:
Além de limpar as linhas em branco, você pode “abreviar” o código de seu template. Nos sites CleanCSS e/ou CSSTweaks você pode otimizar seu código online, bastando copiar e colar o código em um dos sites, e mandar otimizar.Há opções para otimização simples - somente abreviatura de parâmetros, bom para iniciantes; otimização normal - deixa cada classe em uma única linha, bom para quem tem boa base em CSS e HTML; e otimização profunda - deixa tudo em uma única linha, se você não tem o costume de ter uma cópia de seus códigos no PC não recomendo, pois esse método torna difícil a localização das classes para edição futura.

Deixe os códigos em javascript em arquivos externos (fora do template):
Ao invés de ficar adicionando códigos javascript na seção HEAD de seu template, adicione em páginas externas. Isso vai contribuir para que seu blog carregue mais rapidamente.Pegue o código javascript e cole no bloco de notas. Salve como “seu-javascript.js” Hospede esse arquivo em uma conta de sites (por exemplo, o GooglePages) e adicione o seguinte código na seção HEAD:



Se possível, deixe também o seu CSS em arquivo externo:
Igualmente ao postado acima, pegue o teu código CSS e cole no bloco de notas. Salve como “seu-estilo.css“. Hospede esse arquivo em seu host free (ou seu googlepages) e adicione o seguinte código na seção HEAD: < rel="”stylesheet”" type="”text/css”" href="”http://seu-site-grátis.com/seu-estilo.css”">

TABLELESS:
tableless significa não mais usar tabelas para construir um template. Chega de TABLE, TR, TD. Essas tabela geram um enorme espaço em branco no html e fazem qualquer site carregar mais devagar, sem falar que é péssimo para indexação nos sites de busca: as tabelas “separam” o conteúdo.Dê sempre preferência ao trabalho com CSS: DIVs e classes não cortam teu conteúdo em pedacinhos, o Google agradece e seu blog fica show de bola.

Diminua os comentários do código de seu template:
O seu template tem vários comentários do tipo: /**** início do cabeçalho****/, /**** inicio do código do fulano *****/, , ???Se você sabe o que cada código de seu template faz, não são precisos esses comentários certo?Apague-os, deixando seu código mais leve.

Use a barra “/” no fim dos diretórios em endereços URL:
Uma dica que parece boba, mas que faz uma enorme diferença, é usar a barra no fim de endereços. http://teublog.blogspot.com/ abre mais rápido do que http://teublog.blogspot.com . Só não adicione a barra se o endereço terminar com extensão .html, .htm, .php, .asp, etc.A barra pode e deve ser inserida em endereços absolutos e em endereços que apontem um diretório (pasta). Por exemplo, http://www.site.com/forum/. Essa dica vale tanto para o template como para postagens e sidebars.

Imagens:
defina SEMPRE a largura e altura. Aqui a bronca aos preguiçosos de plantão: inserir uma imagem no seu blog, seja no código ou mesmo nas postagens e widgets, sem os atributos WIDTH e HEIGHT (largura e altura) obriga o navegados a ter que “calcular” essas medidas, deixando o carregamento da página mais lento. Essa dica vale tanto para o template como para postagens e sidebars.Defina sempre a largura e altura de suas imagens dentro da tag IMG SRC e veja seu blog carregar mais rápido.

Mais Imagens: Use miniaturas (thumbnails) nas postagens ou diminua o tamanho de arquivo delas. Usar miniaturas, além de deixar seu blog mais profissional, pode deixar ele mais rápido a seus leitores: Se o seu leitor quiser ver a imagem no tamanho real, basta clicar sobre a miniatura. Tanto o Blogger quanto o WordPress têm suporte ao uso de miniaturas.Se você prefere o tamanho normal, então use um programa para diminuir o tamanho de arquivo (procure por “Image Resize programs”), ou otimize para WEB em programas como Photoshop, PSP, GIMP, etc.

NÃO USE FLASH:
Flash é muito bonito de se ver, mas é prá quem entende e não para quem quer. Quem trabalha ou estuda Flash vai saber fazer uma animação ou banner (ou ainda um site todo) bem leve.Mas se você é um simples blogueiro como eu, PASSE LONGE das animações em flash: elas deixam o carregamento do blog muito lento.Widgets em Flash normalmente também são lentos.Se gostar de algum Widget em Flash, teste antes prá saber se ele é pesado ou não. Seus visitantes agradecem.

2 Comentário(s):

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
freesteptube on 8 de mar. de 2011, 01:15:00 disse...

cara sera que se eu colocar um link-me no meu blog ele fica lento de mais?
visite e veja se fica mt lento..se ficar me avise?
http://freesteptube.blogspot.com/

Postar um comentário

Visitantes Recentes

Custom UsuárioCompulsivo
Widget BlogBlogs

Comentários Recentes

Seguidores